Os principais mercados de ações internacionais atravessam mais um dia de volatilidade nesta terça-feira (22), com investidores ajustando posições e calibrando apostas para as perspectivas para inflação e juros nos Estados Unidos.

Nas palavras da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, a zona do euro está em uma “situação claramente diferente” dos EUA no que diz respeito à inflação.

O mercado estará atento nesta sessão ao depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, que discursará na Câmara dos Representantes a respeito das ações da autoridade contra a pandemia de Covid-19.

No entanto, é improvável que Powell forneça algum detalhamento ou alteração significativa na comunicação do BC dos EUA – que na semana passada sinalizou duas elevações da taxa básica de juros em 2023. O presidente do Fed de Nova York, John Williams, indicou na véspera que ainda é cedo para uma mudança na política monetária.

Na Ásia, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta, seguindo Wall Street, que ontem se recuperou da sinalização do Fed de que poderá retirar estímulos monetários antes do esperado.

Por volta de 8h15 (horário de Brasília), os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq alternavam entre a estabilidade e fracas variações positivas. Já o índice europeu Euro Stoxx 600 operava estável.


*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe