Os principais mercados de ações internacionais operam em queda nesta terça-feira (11), com investidores receosos sobre aumento da inflação nos Estados Unidos.
O mercado aguarda com cautela o indicador de inflação ao consumidor norte-americano referente ao mês de abril, que será divulgado na quarta-feira (12). Um dado acima do esperado pode fortalecer a aposta de eventual aperto na política monetária por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Há a expectativa de alta no nível geral de preços naquele país em meio à perspectiva de retomada da economia pós-Covid, estímulos fiscais do governo Joe Biden e alta nos preços de matérias-primas.
Na China, o índice de preços ao consumidor subiu 0,9% em abril, na comparação anual, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), em linha com a previsão de analistas.
Por volta de 7h50 (horário de Brasília), o índice europeu Euro Stoxx 600 caía 2,2%, enquanto os futuros do Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam, respectivamente, 0,6%, 0,8%, e 1,3% na Bolsa de Nova York.
Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em baixa, após a queda de ações de gigantes de tecnologia dos EUA pesar nos mercados de Nova York na véspera.
*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.