Os principais mercados de ações internacionais caem nesta quinta-feira (8), mediante temores renovados sobre a saúde da recuperação global diante da possível retirada de estímulos injetados na economia, em meio aos casos da variante delta da Covid-19.
As bolsas asiáticas fecharam em baixa diante da crescente ofensiva de Pequim contra grandes empresas de tecnologia chinesas e após uma inesperada sinalização de relaxamento monetário pela China gerar dúvidas sobre o ritmo de retomada da segunda maior economia do mundo.
Na quarta-feira (7), a ata relativa à última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) mostrou que uma parte do colegiado defende a antecipação da remoção de estímulos monetários.
Assim, investidores estarão atentos nesta sessão aos números semanais de pedidos de seguro-desemprego na maior economia do mundo.
Por volta de 8h00 (horário de Brasília), o índice europeu Euro Stoxx 600 perdia 1,7%. Na Bolsa de Nova York, os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam mais de 1,3%, refletindo um movimento de realização de lucros após renovarem máximas de fechamento na véspera.