As principais bolsas internacionais recuam nesta sexta-feira (30), no último pregão de abril, diante de uma bateria de dados econômicos mistos e resultados decepcionantes do Twitter.
Os índices asiáticos fecharam em baixa, após dados de de atividade da China mais fracos do que o esperado e em meio à preocupante situação da Covid-19 em partes do continente, como Índia e Japão.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria da China recuou de 51,9 em março para 51,1 em abril.
Já na Europa, o PIB da Alemanha diminuiu 1,7% no primeiro trimestre de 2021 ante o quarto trimestre de 2020, diante do recrudescimento de medidas para conter a disseminação do novo coronavírus.
Por volta de 8h00 (horário de Brasília), o índice europeu Euro Stoxx 600 recuava 0,2%.
Em Wall Street, os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq apontavam para baixo, com declínios de mais de 0,5%.
As notícias da safra de resultados trimestrais são mistas em Nova York. A gigante do e-commerce Amazon divulgou uma alta de 224% no lucro do primeiro trimestre, acima do esperado, enquanto o Twitter registrou lucro líquido abaixo das projeções de analistas.
Na véspera, o otimismo em Wall Street prevaleceu depois da divulgação do PIB dos Estados Unidos no primeiro trimestre, que cresceu a uma taxa anualizada de 6,4% nos 3 primeiros meses do ano.
*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.