Os principais mercados de ações internacionais recuam nesta quarta-feira (19) enquanto aguardam com cautela a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em meio ao temor com inflação e eventual subida do juro básico norte-americano.

Investidores estarão atentos a qualquer indicação dos membros do Fed a respeito de possível mudança nos estímulos à economia da atual política monetária dos EUA.

O avanço das cotações de commodities, a expectativa de reabertura das economias e a injeção de estímulos fiscais contra a pandemia de Covid-19 alimentam a preocupação sobre inflação global.

No Velho Continente, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 1,6% em abril ante igual mês do ano passado, ganhando força ante o acréscimo anual de 1,3% verificado em março, segundo revisão divulgada pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado confirmou a estimativa preliminar e veio em linha com a expectativa de analistas.

A Europa anunciou abertura de fronteiras a visitantes totalmente vacinados, em mais um passo rumo à normalização.

Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em baixa, seguindo o fraco desempenho de Wall Street na véspera, em meio às renovadas preocupações com o avanço mundial da inflação, que pode forçar grandes bancos centrais a retirar medidas de estímulo mais cedo do que se imaginava.

Por volta de 7h45 (horário de Brasília), os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam, respectivamente, 0,6%, 0,8% e 1,2% na Bolsa de Nova York. Já o índice europeu Euro Stoxx 600 perdia 1,1%.

O mercado também monitora a queda do Bitcoin abaixo de US$ 40 mil pela primeira vez em 14 semanas.


*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe