Os principais mercados de ações internacionais iniciam a semana com fracas variações positivas nesta segunda-feira (24), com a volatilidade do Bitcoin dividindo as atenções com a perspectiva de retomada da economia mundial.
O Bitcoin já caiu 50% desde a máxima histórica, em um sobe-e-desce que contamina ações vistas como ligadas a criptomoedas, como a Tesla, que detém investimentos no ativo. Aliás, as últimas declarações do CEO da montadora Elon Musk causaram furor entre investidores e levantaram uma série de questionamentos quanto à influência que ele exerce no mercado cripto.
Na economia real, de acordo com agências internacionais, analistas veem uma tendência de queda em novos casos de Covid-19 em razão do avanço da vacinação e aumento da temperatura no hemisfério norte, o que alimenta o otimismo com a recuperação da atividade.
Por volta de 8h00 (horário de Brasília) na Bolsa de Nova York, os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiam, respectivamente, 0,4%, 0,5% e 0,6%.
Já o índice europeu Euro Stoxx 600 operava perto da estabilidade, em uma sessão mais tranquila na Europa devido aos feriados em países como Alemanha e Suíça.
Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em alta, após a última rodada de PMIs mostrar recuperação da atividade econômica nos EUA e na Europa. Investidores, porém, se mantêm cautelosos em meio a recentes surtos de Covid-19 em partes da Ásia e sinais de pressões inflacionárias.
*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.