A aversão ao risco dos investidores dita o ritmo dos mercados internacionais nesta quinta-feira (19), com bolsas de valores e commodities em queda diante da sinalização de retirada de estímulos monetários nos Estados Unidos.

Na mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americana), a maioria dos dirigentes julgou que pode ser apropriado iniciar a redução do programa de compra de ativos ainda neste ano, conforme ata do encontro divulgada na quarta-feira (18).

Os preços do petróleo recuavam mais de 3% para os menores níveis em 3 meses, assim como a cotação do minério de ferro despencava ao patamar mais baixo em quadro meses.

Isso é um reflexo também das preocupações com os efeitos do avanço da variante Delta do coronavírus na economia global.

Por volta 8h45 (horário de Brasília), os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam, respectivamente, 0,8%, 0,7% e 0,5%. Na Europa, o índice europeu Euro Stoxx 600 perdia 2%.

Na Ásia, as bolsas fecharam em baixa após o Federal Reserve sugerir que pode começar a reduzir suas compras de ativos antes do fim do ano e em meio a preocupações sobre possível aperto regulatório na China, além do avanço da variante delta do coronavírus pelo mundo.


*Este conteúdo foi produzido pela Equipe do Mercado News. A sua publicação na Levante Advice é fruto de uma parceria entre os dois portais.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe