A B3 e a Great Place To Work (GPTW) lançaram, nesta terça-feira, 19, um novo índice para a Bolsa brasileira. Ele terá como base para a seleção das empresas participantes a certificação da consultoria global GTPW, que avalia as melhores empresa para trabalhar. Este é o primeiro Índice GPTW mundo afora.

A Great Place To Work monitora aproximadamente 6 mil empresas. Desse total, 4 mil estão desenvolvendo políticas sustentáveis e 2 mil já foram certificadas. Desse último grupo, 150 companhias passam por uma análise criteriosa, mais extensa, para formar o "top 150 companhias para trabalhar".

Ademais, dados da consultoria apontam que 61% a mais de riqueza per capita são geradas por funcionários de empresas certificadas por ela. Outro fator que é ressaltado por esses dados é que empresas com políticas mais saudáveis no ambiente de trabalho tendem a atrair mais talentos e podem tornar-se até 11 vezes mais rentáveis do que a média do setor em que atuam.

Esses dois fatores podem ser vistos, por exemplo, na rentabilidade do Índice (caso ele tivesse sido criado antes). Em todos os cenários, ele bate o Ibovespa. Em seis meses, enquanto o Ibov acumula -,171%, o GPTW teria acumulado 2,74%. No último ano, a briga ficaria, respectivamente, entre 16,17% contra 19,49%. Por fim, nos últimos 3 anos, o Ibovespa acumula 27,57%, enquanto o Índice GPTW teria acumulado 57,44%.

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe