Segundo levantamento feito pelo portal Infomoney com base em dados da Economatica, os três Fundos Multimercado que mais ganharam investidores no 1º semestre de 2021 obtiveram, em média, um aumento de 64 mil cotistas em suas bases.
Veja na tabela abaixo o “top 3” dos Multimercados que mais ganharam investidores no período.
Nesse “top 3”, para além dos Fundos Multimercado mais tradicionais, temos a presença do Hashdex 20 Nasdaq Crypto ocupando a terceira posição. O Fundo, de dezembro de 2020 até o fim de junho de 2021, teve um aumento de +55.918 investidores. Ou seja, uma variação de +375,4%, como é possível observar na tabela acima.
O crescimento da popularidade das criptomoedas no Brasil é inegável. Um reflexo disso, para além do aumento do número de matérias e afins comentando sobre o assunto, é, também, o recente “boom” de Fundos e ETFs que surgiram com o objetivo de investir nesse mercado.
O próprio Hashdex 20 Nasdaq Crypto, por exemplo, foi pioneiro nesse movimento. Nessa linha, de maneira inovadora, temos o Itaú Index Blockchain Ações FX IE, Fundo da Itaú Asset que tem como foco investir em empresas com projetos em Blockchain. As Blockchains consistem em um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet, como é o caso de transações de criptoativos.
Ademais, o BTG também realizou o lançamento, recentemente, de seu Fundo com 100% de alocação em Bitcoin, o BTG PACTUAL BITCOIN 100 FIC FIM IE.
Por fim, para citar apenas mais um exemplo, temos o Hashdex Criptoativos XP Seguros Prev FIC FIM, um fundo de previdência de criptomoedas da XP Seguros. O Fundo, que é gerido em gestão passiva, possui 40% de sua carteira exposta ao ETF Hashdex Nasdaq Crypto Index. Os outros 60% são expostos à renda fixa.
Na segunda posição do “top 3”, temos o Ibiuna Hedge ST Advisory, que vislumbrou um aumento de incríveis +7.079,3% em sua base de investidores, saindo de 800 investidores no fim do ano passado para 57.434 em junho (+55.918).
Conforme reportado pelo Infomoney, “a razão por trás da expressiva mudança reside na cisão da parcela de clientes da XP e da Rico que estavam no fundo Ibiuna Hedge STH, com sua incorporação no feeder Ibiuna Hedge ST Advisory”.
O Fundo possui avaliação de 3 estrelas (de 5) na Metodologia Quantitativa de Análise de Fundos da Levante Advice.
Por fim, o Fundo que mais ganhou investidores no primeiro semestre de 2021 foi o Carteira Itaú de Investimento Fc Multimercado, Fundo com um portfólio bastante diversificado e que visa a superar o CDI no longo prazo.
O Fundo possui como público-alvo todos os tipos de investidores e tem como aplicação inicial mínima R$ 1,00, sendo extremamente acessível. O Carteira Itaú de Investimento Fc Multimercado possui exposição de 21,9% da sua carteira ao mercado externo e alcança uma rentabilidade de +2,28% no ano. O Fundo possui avaliação de 2 estrelas na Metodologia Qualitativa da Levante Advice.