A Ibiuna Investimentos foi fundada em 2010 por Mário Torós e Rodrigo Azevedo, ex-diretores do Banco Central, e é formada por várias gestoras, cada uma relacionada a uma estratégia de Fundo, com destaque para: Macro, Equities e Crédito.

O Fundo Ibiuna Hedge FIC FIM

O Fundo Ibiuna Hedge FIC FIM iniciou suas atividades em outubro de 2010 e tem como objetivo proporcionar aos seus cotistas ganhos de capital no longo prazo. O Fundo busca manter um grau de volatilidade moderado.

Ademais, o Ibiuna Hedge FIC FIM tem como proposta principal se diferenciar por meio da exploração de ciclos da política monetária no mundo, principalmente através de posições nos mercados de juros, de moedas e de renda variável. Para isso, o Fundo utiliza uma análise “top down”, ou seja, inicia sua análise por fatores macroeconômicos antes de trabalhar com as questões específicas das empresas individualmente.

Dessa forma, o objetivo é ter uma perspectiva mais ampla do cenário para entender como esses fatores macroeconômicos afetarão os mercados e, portanto, os preços das ações. 

O Fundo não possui limites por classe de ativo ou região e, historicamente, tem uma volatilidade próxima a 3,6% a.a., com uma correlação bastante baixa com o Ibovespa, de 0,23.

O Fundo possibilita resgatar a cota em D+3; porém, para isso, o investidor terá de pagar uma taxa de 5% sobre o valor de resgate. Sendo assim, essa possibilidade deve ser evitada e só utilizada em caso de extrema necessidade.

A equipe Ibiuna

O time de investimentos é robusto, sendo composto por analistas, operadores e o gestor. Ademais, o time é responsável pelas análises econômicas e pelas decisões de investimentos e de desinvestimentos. Cada analista fica alocado em uma estratégia distinta, sendo a decisão final tomada sob responsabilidade do gestor.

Retornos do Ibiuna Hedge FIC FIM

Levante Advice - Ibiuna

Fonte: Levante Advice.

Informações de 13 de julho de 2021.

Investimentos do Ibiuna Hedge FIC FIM

Levante Advice - Ibiuna

Fonte: Levante Advice.

Informações de 13 de julho 2021.


Aprenda agora tudo sobre os Fundos de Investimento e as principais estratégias para o momento.

Clique abaixo e baixe gratuitamente o Guia Definitivo dos Fundos de Investimento elaborado pelo CIO da Levante Advice, Felipe Bevilacqua, e sua Equipe de Analistas. 

Guia Definitivo dos Fundos de Investimento - Levante Advice - Felipe Bevilacqua


Informações técnicas do Ibiuna Hedge FIC FIM

O Ibiuna Hedge FIC FIM é um Fundo da Ibiuna Investimentos que tem Mário Gomes Toros como gestor do ativo.

Ademais, a taxa de administração do Fundo é de 2% ao ano, além da taxa de performance de 20% sobre o que exceder o benchmark – no caso, o CDI. A aplicação mínima no Fundo é de R$ 5 mil e o Fundo segue a estratégia de Multimercado Macro. A liquidez é de D+31, porém, como já citado, o Fundo possibilita resgatar a cota em D+3 mediante pagamento de taxa.

Além disso, o ativo é destinado a investidores em geral.

A visão da Levante Advice sobre o Ibiuna Hedge FIC FIM

O Fundo da Ibiuna conta com uma liquidez boa, na média dos outros produtos Multimercados disponíveis no mercado. O ativo busca explorar ciclos de política monetário no mundo, com aplicações nos mercados de juros, moedas, ações e commodities. Além disso, o Hedge da Ibiuna também consegue manter uma rentabilidade positiva apesar dos impactos da pandemia de coronavírus. Por exemplo, nos últimos 12 meses, com data de referência em 13 de julho, o ativo tem uma rentabilidade 4,74%. A sua relação entre “Risco e Retorno” está, atualmente, na Avaliação Completa da Levante Advice, que considera as Metodologias Quantitativa e Qualitativa, com nota máxima.

O Fundo também recebe nota máxima no tocante aos processos de investimentos. O Ibiuna Hedge FIC FIM conta com uma equipe robusta de analistas, os quais, junto ao restante do time, ficam responsáveis pelas análises de mercado, que são estruturadas em um processo com uma metodologia que parte dos fatores macroeconômicos para os micros (empresas), analisando, assim, primeiramente o mercado de uma forma ampla para entender os impactos nas ações. Em nosso ver, no momento atual dos mercados globais, essa abordagem (conhecida como “TopDown”), quando bem executada – é o caso do Ibiuna Hedge FIC FIM –, pode trazer bons resultados.

Como já citado, no quesito “Liquidez” (avaliada com nota 4 em nossa Metodologia), o Fundo tem um prazo bom para a sua categoria, além da opção de resgate em D+3 em caso de saída antecipada. Nessa opção, o resgate é liquidado em D+3, porém com a cobrança de uma taxa de 5%.

Ademais, nos quesitos de empresa e de pessoas, a Avaliação da Equipe Levante Advice é de 4 (de 5) para ambos. A equipe de gestores e analistas, por exemplo, conta nomes conhecidos e respeitados no mercado, além, é claro, de possuírem alta qualidade. Por fim, a Ibiuna Investimentos possui nome forte no mercado e produtos consistentes.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe