A SulAmérica Investimentos realizou nesta quarta-feira, 24, o lançamento de seu novo Fundo, um ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, estratégia que segue princípios sustentáveis) de Crédito Privado.
O Fundo vem em um bom momento, acompanhando a crescente popularização, ainda incipiente no Brasil, mas já bastante ampla nos mercados estrangeiros (principalmente nos desenvolvidos), de investimentos ESG, que buscam alinhar rentabilidade com práticas de sustentabilidade.
Além disso, o Fundo inova, também, ao levar a estratégia para o universo de crédito em nosso País.
Conforme reportado pelo Valor Investe, a SulAmérica “é uma das primeiras empresas do país signatárias do PRI (Princípios para o Investimento Responsável)”.
Essa é uma iniciativa que consiste em uma rede internacional de investidores apoiada pelas Nações Unidas. O foco é entender as implicações da sustentabilidade para os investidores e apoiar os signatários a fim de facilitar a incorporação de questões voltadas à sustentabilidade em suas decisões de investimento.
O SulAmérica Crédito ESG FI RF Crédito Privado LP, o novo Fundo da SulAmérica, “busca explorar oportunidades no mercado de renda fixa alocando seus recursos em títulos de dívida privada de companhias abertas e fechadas, títulos de instituições financeiras, CRIs e FIDCs”, conforme está exposto na lâmina do Fundo. Porém, os ativos priorizados são aqueles que possuam uma utilizam de recursos alinhada com as práticas ESG.
O benchmark do Fundo é o CDI, e as suas taxas de administração e de performance são, respectivamente, de 0,60% a.a. e de 20% sobre o que exceder CDI. A estratégia do Fundo é a de Renda Fixa Duração Livre Crédito Livre.
Apesar de possuir uma aplicação mínima inicial bastante acessível, de R$ 1 mil, o SulAmérica Crédito ESG FI RF Crédito Privado LP é voltado para investidores qualificados (aqueles que possuem R$ 1 milhão ou mais investidos).