Os Hedge Funds, também conhecidos como Fundos de Cobertura por aqui, são classificados de forma genérica como Fundos Multimercados no Brasil.

Isso, pois não há, em nosso mercado, uma classificação formal na Anbima (e afins) para esse tipo de estratégia. Pela liberdade de alocação que esses Fundos possuem, portanto, adotou-se classificá-los como Multimercados.

Porém, não são todos os Multimercados que podem ser considerados como Fundos de Hedge.

No Brasil, os Hedge Funds ainda não são unanimidade, até porque alguns especialistas acreditam que essa classificação é feita somente por questões regulatórias.

Diferentemente do que ocorre nos EUA (Estados Unidos), por exemplo, no Brasil os Fundos de Hedge começaram a ser mais explorados somente após os anos 90.

Por isso, quando se faz uma comparação global quanto aos recursos e estratégias deste modelo de Fundo em relação ao Brasil, os do nosso país podem ser considerados limitados. 

Entretanto, isso se deve a uma questão regulatória. Nos Estados Unidos, esse tipo de "estratégia" de investimento é pouco regulada e isenta de controles.

Já no Brasil, os Hedge Funds, que fazem parte dos Multimercados, são regulamentados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) de igual modo aos Fundos mais tradicionais.

Além disso, vale citar que os Fundos de Cobertura em nosso país são limitados a operações de câmbio, DI, opções de índice, ações e commodities.

Maiores Hedge Funds do mundo

Abaixo, deixamos, a fim de exemplo, Hedges Funds que estão entre os maiores do mundo atualmente:

  1. Bridgewater Associates
  2. Renaissance Technologies
  3. Man Group
  4. AQR Capital Management
  5. OCH-ZIFF Capital Management Group LLC
  6. Two Sigma Investments
  7. Brevan Howard
  8. Blackrock
  9. Citadel
  10. Davidson Kemper Capital

Agora que já contextualizamos, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.

O que são Hedge Funds?

Hedge Funds podem ser considerados um modelo de investimento alternativo aos Fundos de Investimentos tradicionais.

Os Fundos de Cobertura, como também são conhecidos, buscam, ao mesmo tempo, proteção dos ativos e perdas financeiras e lucros independentemente da situação do mercado, podendo operar com diferentes ativos e estratégias.

Isso, é claro, de maneira geral. Há Hedge Funds que visam somente à obtenção de altas rentabilidades, tendo uma maior exposição a riscos.

Por adotar medidas mais arrojadas e sempre procurar lucrar, os graus de riscos são mais elevados do que os de outros tipos de Fundos.

Nessa linha, a curiosidade fica por parte do nome “Hedge”, que é uma prática para reduzir os riscos. Porém, os Hedge Funds podem apresentar riscos maiores do que os do mercado, como já disse.

Além disso, nos dias atuais, Hedge Fund pode ser usado como um termo genérico para Fundos não tradicionais.

Como funcionam os Hedge Fund?

Os Fundos de Hedge utilizam diferentes estratégias e, por meio da expertise de seus gestores, procuram aplicar o capital da maneira mais diversificada, sempre com preferência onde o retorno é mais elevado. E com operações que possibilitem maiores lucros.

Ademais, esse tipo de Fundo pode operar alavancado, também.

Os Fundos de Cobertura, assim como os Fundos de Investimento tradicionais, seguem o funcionamento de uma espécie de condomínio. Esse tipo de Fundo também tem gestores, administradores, custodiante etc.

Apesar de o sistema de funcionamento ser parecido, os Hedges Funds são limitados a investidores “credenciados” ou “qualificados” e exigem um grande aporte inicial.

São caracterizados como investidores “qualificados” aqueles que possuem mais de R$ 1 milhão em investimentos.

Os Fundos de Hedge normalmente exigem que os investidores mantenham seu investimento aplicado por um período mínimo, o qual se chama lock-up.

Qual o objetivo de um Hedge Fund?

Os Fundos de Hedge têm por objetivo conseguir a maior rentabilidade em comparação aos outros investimentos ao mesmo tempo que protege os ativos de possíveis perdas financeiras, principalmente em momentos de baixa (bear market).

Os Fundos de Cobertura também têm o objetivo de facilitar a vida do investidor. Isso, pois, nesse modelo, um profissional que pode ser capacitado para tomar as decisões tomará as decisões por você.

Por esse serviço de “terceirização”, o investidor paga uma taxa de administração, a qual varia entre cada tipo de Fundo.

Essa taxa engloba os custos envolvendo as operações realizadas pelos profissionais e também a remuneração os integrantes e demais profissionais.

Nessa modalidade, normalmente a taxa de administração é de 2% ao ano. A taxa de performance fica em 20%.

Vale dizer que, em Fundos de Hedge, é possível que as taxas sejam maiores em relação a outros Fundos.

Para que tipo de investidor os Hedge Fund são indicados?

Os Fundos de Cobertura são indicados somente para as pessoas que têm R$ 1 milhão ou mais investidos.

Esse tipo de aplicação exige uma seletividade maior de seus investidores devido ao risco presente nas aplicações.

Apesar de não ser somente uma aplicação arrojada e agressiva, os Fundos de Hedge são comumente mais indicados para investidores com um perfil mais arrojado.

A aplicação também pode ser recomendada para quem possui o pré-requisito do patrimônio mínimo e procura diversificar a carteira de investimentos.

Os Hedge Funds são sempre mais arriscados?

Criou-se uma narrativa de que os Fundos de Hedge são sempre mais arriscados.

Esse tipo de pensamento se desenvolveu muito por falta de conhecimento das pessoas. E isso especialmente no Brasil, onde esse tipo de aplicação não é muito conhecido.

Esses Fundos são associados a investimentos nos quais os ganhos podem ser enormes, mas que, como consequência, as perdas podem ser ainda maiores.

Como vamos explicar a seguir, esse tipo de associação de pensamento pode ser considerado equivocado.

Os Fundos de Cobertura possuem diversas estratégias, como long/short, a de maior alavancagem, arbitragem entre ativos ou mercados.

Há também as estratégias de venda a descoberto, investimentos em mercados emergentes ou em ações de empresas não tão conhecidas, por exemplo.

Porém, o fato de os Fundos de Hedge adotarem medidas de estratégias diferentes que os Fundos considerados mais tradicionais não define se são mais ou menos arriscados.

Tendo em mente as diferentes estratégias, vê-se que não existe uma linha única em termos de risco e de expectativas de rentabilidade.

Há Hedge Funds que vão pensar mais em proteção do que em alcançar altas rentabilidades.  

Seguindo um ponto de vista de risco, é importante que você escolha, investidor, uma estratégia que bata com os seus objetivos.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você, investidor, a entender melhor o que são Hedge Funds.

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Estamos sempre prontos para ajudá-lo!

COMPARTILHE ESTE ARTIGO
Compartilhe Compartilhe Compartilhe Compartilhe